Aprenda a fazer adubo orgânico em casa

Espalhe o amor
  • 2
    Shares

Quando você decide montar uma horta, deve pensar em como fertilizar as plantas, e isso pode ser um desafio para muitos, pois não há muitas opções de fertilizantes naturais nas lojas. As poucas opções são caras e, embora esteja escrito “orgânico” na embalagem, você não sabe o que realmente tem neles. Mas felizmente você tem a opção fácil e barata de fazer o seu próprio adubo orgânico usando apenas sobras de comida. 

A compostagem é uma forma excelente de usar o seu lixo orgânico para ajudar no crescimento das plantinhas, e está cada vez mais popular entre os fãs de hortas. 

Você deve saber que a sua planta precisa de nutrientes para desenvolver bem as raízes e crescer forte e saudável. Mas que nutrientes? Existem três nutrientes principais que são fundamentais para compor o adubo: Nitrogênio, fósforo e potássio. Sabendo isso, facilitará na hora de escolher o que usar para fazer o adubo.

Os principais ingredientes para uma boa compostagem são: 

Ar e água: para sustentar as bactérias responsáveis pela decomposição do lixo orgânico. Folhas mortas, palha, papel de jornal, cascas de frutas, legumes e verduras, casca de ovos, serragem de madeira, saquinho de chá, borra de café, esterco (de galinha, coelho ou gado), e outros resíduos secos de cor marrom.

O que você não deve usar:

Produtos de origem animal, óleos e gorduras, vegetais doentes, resíduos de animais de estimação, ervas daninhas e cinza de carvão ou cigarro.

Como fazer:

Agora que você já sabe o que usar na composta, escolha um bom local. Você não vai querer que o seu composto acumule água parada, então cuide da drenagem de água, se for guardar em um balde faça pequenos furos no fundo. O ideal é deixar em um local que o sol bata de leve para não secar de mais, e protegido da chuva para não encharcar.

O tamanho e a quantidade da pilha vai depender do tamanho da sua horta, então guarde somente o necessário.

O ideal para misturar os materiais da composta é fazer camadas de ingredientes verdes, e outra de ingredientes marrons, assim como faria em uma lasanha, começando pelos marrons, como palhas galhos e folhas mortas, e por cima coloque algumas cascas de verduras e legumes. Regue um pouco a cada camada. 

A sua composta deve está sempre úmida, mas não encharcada, por isso regue uma vez ou outra, pode até deixar um pouco na chuva se preferir, contanto que não deixe ficar encharcado. Caso fique muito molhada, coloque no sol e adicione mais materiais secos para absorver o excesso de umidade. 

Usando essas dicas simples, você estará no caminho para criar o adubo ideal para a sua horta ou jardim!

  • 2
    Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *