Como escolher o recipiente ideal para suculentas

Espalhe o amor
  • 1
    Share

Material, cores e texturas. Tudo isso faz parte de como escolher um bom vaso. Isso é importante para manter o crescimento e beleza das suculentas. Por isso, nós vamos te ajudar a escolher o recipiente ideal para a sua suculenta! Escolher o vaso certo é uma parte importante para manter o crescimento e beleza das suculentas. Por mais que você goste de um pote e queira usá-lo para plantar a sua suculenta, é importante que você que você se certifique de que o recipiente tenha um sistema de drenagem de água. Caso não tenha como drenar a água, você poderá dar um jeito nisso usando uma furadeira para fazer furinhos em baixo. 

O próximo passo é escolher o material que o seu recipiente é feito. Os materiais mais comuns são: madeira, plástico, vidro, metal e cerâmica. Então, como saber qual o melhor? Isso dependerá da localização do seu arranjo.

Cerâmica: É um material que funciona muito bem áreas que não tem muito fluxo de ar, o que é importante para que a planta respire melhor em ambientes fechados. Além de ambientes fechados a cerâmica também pode ser usada ao ar livre. Mas tome cuidado, apesar de poder ser usado ao ar livre, a cerâmica pode aquecer se levar luz solar direta, o que não é o ideal para suculentas, mas geralmente não é um problema. Só tenha em mente que o solo secará mais rapidamente, caso deixe muito tempo na luz solar direta.

suculentas-cate-poli-vaso.jpg

 

Plástico: Uma das vantagens do plástico é que ele não é tão frágil como a cerâmica, e na maioria das vezes é muito mais leve. A desvantagem é que ele não é tão respirável para as plantas como a cerâmica. É muito mais difícil que a água evapore em vasos de plástico do que em vasos feitos de outros materiais, mas se você usar uma terra bem drenada isso não será um problema.

desktop-pots-garden-plastic-succulent-planter-flower.png

 

Madeira: Se você está procurando uma maneira diferente de plantar suas suculentas, a madeira é uma opção interessante. A madeira é útil para suculentas que ficam expostas ao sol, e em ambientes muito quentes, pois a madeira retém água. Por outro lado, se você estiver plantando em local mais úmido, a madeira poderá apodrecer facilmente. Por estas razões, a madeira pode não durar tanto quanto outros materiais. Mas se você escolher o lugar certo, a sua plantinha terá um cachepot lindo!

Rustic-Natural-Wooden-Succulent-Plant-Flower-Bed-Pot-Box-Garden-Planter-Hot.jpg_640x640

 

Metal: Este material não é uma boa opção a longo prazo para o plantio de suculentas. Você pode usá-lo, mas esteja ciente de que ele muda de temperatura rapidamente, o que pode fazer com que o solo aqueça demais. Além disso, com o passar do tempo o metal enferrujará, o que não é saudável para as plantinhas. Se você decidir usar este material, troque os recipientes assim que apresentarem algum sinal de ferrugem.

1eec279fbd3b6ddae76a04d289b9e44d.jpg

 

Vidro: Não há duvidas que o vidro é um material muito bonito para plantar as suculentas. No entanto, o recipientes de vidro geralmente não tem furinhos em baixo para drenar a água. Além da questão da drenagem, o vidro também não é muito respirável para as plantas, o que significa que o solo ficará muito úmido. O vidro também suja facilmente e pode acumular água. Além de tudo o vidro é frágil, então você deverá tomar cuidado sobre o local em que o seu arranjo irá ficar, especialmente se você tiver crianças em casa.

c969835531fb0a64531aa6c95f63c038.jpg

 

Tamanho

Quanto ao tamanho é difícil dizer qual o tamanho ideal, pois isso dependerá do tipo de suculenta que você escolher. Como regra geral recomendamos que você deixe 3cm entre a suculenta e a borda do pote para que elas tenham um pequeno espaço para se espalhar e crescer. Se você estiver usando um pote grande para plantar várias suculentas, deixe um espaço a redor de cada uma delas, para que cresçam e se espalhem.

 

Cores e Texturas

Agora que você já sabe qual é o material e tamanho mais adequado do recipiente da sua suculenta, embarque num mar de cores!

Escolha a cor e a textura do pote de acordo com a suculenta que queira plantar, ou vice-versa.

Perceba na foto abaixo como a textura e cores do pote embelezam e complementam as suculentas. A combinação de cores é maravilhosa!

This-arrangement-is-stunning-and-the-post-about-choosing-pottery-is-so-helpful.jpg

Com tantas opções de cores e diversidades de especies de sulentas, você pode ter dificuldades para escolher. Os vasos de cerâmica é uma boa opção para iniciantes. Se você está com dúvidas sobre qual suculenta escolher, clique aqui para ver algumas espécies.

 

  • 1
    Share
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *