Como fazer seu casamento em casa? DICAS IMPORTANTÍSSIMAS

Espalhe o amor
  • 2
    Shares

Casamentos em casa podem ser inesquecíveis, românticos, íntimos e principalmente econômicos, mas não vá logo achando que é fácil, para abrir a sua casa para amigos e familiares próximos você vai precisar se organizar bastante, mesmo em uma festa pequena, é por isso que reunimos nesse post algumas dicas importantíssimas e sugestões para te ajudar a realizar o casamento dos seus sonhos no conforto da sua casa.

   Comece pelo básico e se organize: A primeira coisa que você deve fazer é checar todo o espaço que você tem e ter certeza que vai caber todo mundo, isso vale para todo tipo de festa, não? Tem que ter espaço livre para passar e para comer na hora do buffet, se você também for considerar o quintal como parte da festa, tenha em mente que pode chover ou fazer sol nos convidados, caso isso aconteça, a parte de dentro da casa tem que caber todos os convidados. Verifique também a rua onde será realizada a festa, se na vizinhança tem alguma lei que não permite som alto e festas ou se o vizinho não irá se incomodar com isso, e não menos importante, se os seus convidados tem onde deixar o carro estacionado. 

 Cheque o espaço: Se a sua casa não for uma mansão grande e com espaço de sobra, o espaço é uma grande preocupação, na maioria das vezes é preciso retirar alguns móveis da casa para liberar espaço ou fazer a decoração, já pensou onde ficarão esses móveis? Se for preparar os alimentos em casa, cheque se a sua cozinha está preparada para o que você vai fazer. Se a comida que você vai servir precisar de talheres e você não gosta dos descartáveis, veja se os que você tem dá para todo mundo.

Seus convidados tem um lugar para comer? Caso não tiver espaço o suficiente, pode escolher comidas rápidas e aperitivos que podem ser comidos com a mão mesmo.

Seus convidados também irão precisar usar o banheiro, talvez com muita gente um não será suficiente.

Você pretende fazer só a festa ou a cerimonia de casamento também? Para realizar a cerimonia você precisará de espaço e cadeiras para todos os convidados, e do espaço do altar também. Algumas pessoas fazem de maneira bem sofisticada, com pufes para os convidados, sofás, vai depender do seu gosto e bolso também.

Pense primeiro nessas questões e veja se o casamento em casa é mesmo a melhor opção para você.

 Você decidiu fazer seu casamento em casa? Espero que sim! Então comece primeiro sendo um bom vizinho: A ultima coisa que você quer é que o cachorro do vizinho fique latindo durante sua festa, nem que seu vizinho fique confuso e resolva te encher na hora errada. Para evitar que isso aconteça, pelo seu bem, você deve alertar seus “comparsas” que estão mais próximos de você na vizinhança e deixar eles sabendo do dia e hora da sua cerimonia, normalmente só os vizinhos dos lados, você pode até convidar eles para ajudar a abaixar a tensão, e também você pode aproveitar e pedir para seus convidados estacionarem o carro na frente da casa deles.

 Convidados: Você tem duas escolhas, uma festinha ou um festão, vai depender de você e dos requisitos dos passos 1 e 2. Geralmente um casamento em casa é mais íntimo e com poucos convidados, geralmente com os familiares e os parentes mais próximos, dessa forma você não terá problemas para acomodar todo mundo e o custo de tudo diminui (e também os problemas!). A questão dos convidados depende muito do seu espaço disponível, no geral uma casa pequena com pouco espaço pode acomodar no máximo 15 pessoas, e uma casa média com espaço livre no quintal pode caber até 30 convidados se colocar alguns móveis em outro comodo para liberar espaço, como eu já disse, você pode chamar seus vizinhos, mas, caso não queira, não se esqueça de avisar antes para evitar transtornos.

 Decida o que comprar e o que alugar na sua decoração: Você provavelmente não quer comprar coisas grandes como mesas, cadeiras, cortinas, e coisas grandes para seu casamento, porque depois da festa eles ficarão sem uso, nesse caso é melhor alugar. Você pode comprar flores, pratos, colheres, vasos e também outros utensílios de decoração baratinhos, pois não valem o custo de alugar, e alguns deles depois da festa podem até servir de brindes para os convidados, como por exemplo flores e vasos.

 Mais uma coisinha sobre decoração… Menos é mais, evite decorar o chão, isso pode comprometer a passagem e o espaço, e a pessoas podem tropeçar. Você pode deixar a sua festa lindíssima com uma dica simples: Use decorações de parede como os clássicos arranjos de flores e velas, balões, cortinas e mural de fotos, linhas com flores de crochê também fica lindíssimo, considere também as luzes de pisca, tem vários modelos sem ser aqueles de natal.

  Considere seus amigos peludos: Eles também precisam de conforto no dia do seu casamento, então por exemplo, se o seu cachorro fica nervoso com muita gente, é melhor deixar ele passar a noite na casa de alguém que não vem para o casamento, ou pagar alguém para passear com ele enquanto acontece a cerimonia, o bem estar do seus Pets é muito importante, e também, já pensou se o seu gato decide que sua cerimonia é o local perfeito para afiar suas garrinhas?

 Previna desastres e decepções: Considerando que o casamento vai acontecer na sua casa, onde normalmente tem bens frágeis de valor emocional, e outros que são caros mesmo, como móveis, espelhos, relógios, vasos, obras de arte, lembranças de família, que podem ser quebrados e danificados, você deve retirar eles e colocar em um cômodo trancado por chave, pois eles provavelmente não vão fazer parte da decoração e você não vai poder julgar alguma criança de ter quebrado se você deixou lá, é melhor prevenir.

…Outra dica importante, no caso de muitos convidados, muito movimento e carros estacionados, é muito bom contratar um segurança para prevenir que pessoas má intencionadas circulem pelo local da festa ou façam alguma coisa.

Não se esqueça do banheiro hein! Ele será o comodo mais frequentado da casa, decore ele também, use toalhas bonitas, se tiver espaço use garrafas decoradas ou vasinhos com flores na pia. Se puder deixe alguém responsável para cuidar do banheiro, é importantíssimo cuidar disso, para colocar papel higiênico quando acabar, trocar o lixo e limpar o vaso e o chão caso aconteça alguma coisa.

 Monte uma equipe de limpeza: Vai ter muito o que limpar na manhã seguinte, e você e seu parceiro(a) não vão querer fazer, e nem devem fazer, deixe outras pessoas fazerem isso, contrate alguém antes de tudo e deixe certo para ela lidar com a bagunça, ou peça para alguns amigos fazerem o principal da limpeza.

Espero que essas dicas te ajude a ter sua maravilhosa festa de casamento em casa, e que de tudo certo para você criar memorias inesquecíveis no lugar que você mais ama ficar, um beijo!

  • 2
    Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *