Como fazer um buquê de flores

Espalhe o amor
  • 1
    Share

Um buquê pode ser usado para presentear alguém e mostrar o quanto você se importa, para dizer “eu te amo” ou para decorar um ambiente para uma ocasião especial. Além de economizar dinheiro, o mais interessante de fazer um buquê você mesmo é a possibilidade de deixá-lo do jeitinho que você quer, que o torna ainda mais especial. Aprenda a fazer um lindo buquê de flores para ninguém colocar defeito.  

Escolha as cores do buquê

Para começar, você precisa decidir o esquema de cores do seu buquê. Na maioria dos buquês são usadas duas cores, uma que complemente a outra, ou para dar contraste entre cores diferentes. Escolher qual flor usar entre muitas flores é uma tarefa difícil, por isso é importante escolher a cor antes para eliminar algumas flores do seu buquê. Se você não sabe como combinar as cores, escolha tons claros e tons mais escuros de uma mesma cor. Se o ambiente que as flores vão ficar for bem iluminado será possível notar os tons mais sutis, enquanto para ambientes mais escuros talvez você precise ousar nas cores. 

 

Flores frescas farão toda a diferença no seu buquê, por isso procure por flores da temporada, pois são mais baratas e parecerão mais naturais. 

Agora que você já escolheu as cores e algumas flores frescas para o seu buquê, é hora de por a mão nas flores! Você precisará de:

  • Fita adesiva verde
  • Flores frescas
  • Fio
  • Elásticos
  • Vaso
  • Tesoura

 

Verifique todas as flores e cheque se os galhos estão fortes. As flores já existentes tendem a murchar mais rápido, por isso priorize os botões que ainda não desabrocharam, assim o seu buquê permanecerá bonito por mais tempo. Preste atenção também nas folhas, se apresentarem manchas ou branqueamento é sinal de que a planta está doente e vai apodrecer, e você certamente não vai querer isso para o seu buquê. 

Corte os talinhos deixando elas mais ou menos na mesma altura. Não se esqueça de cortar os talos na diagonal, pois o caule absorverá melhor a água, aumentando a vida útil do seu buquê.

Lembre-se que o destaque do seu buquê são as flores, portanto se tiver muitas folhas atrapalhando o visual, você pode remover sem problemas. Tire também os espinhos para não se machucar, e também para não atrapalhar o vaso do seu buquê.  

Se você pretende colocar seu buquê em um vaso, primeiro encha ele de água para aumentar o tempo de vida das suas flores. Em seguida coloque algumas gotas de água sanitária para matar bactérias que estejam presentes no vaso ou na água. Isso evitará que seu buquê apodreça, e deixe um cheiro desagradável na água.

Organize as flores para formar um arranjo, da maneira que fique o mais bonito possível. O tamanho do caule e a posição das flores vai depender muito de buquê para buquê. Caso precise, use um elástico para te ajudar a organizar as flores.

Se você pretende fazer um buquê tradicional embrulhado, use flores com o caule comprido e forte, e organize a altura das flores do buquê da maneira que fique mais bonito. Enrole o caule com o fio, corte o excesso, e finalize com a fita adesiva. 

Cheque o seu buquê e faça os ajustes finais.

 

Conclusão:

Agora você sabe como surpreender a pessoa amada, ou até mesmo decorar ambientes usando lindos buquês feitos em casa e gastando muito pouco! 

  • 1
    Share
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *