Como montar um jardim pequeno: veja estas dicas e faça agora mesmo um lindo jardim na sua casa!

Espalhe o amor

Cuidar de um jardim é um ótimo passatempo para assumir, você passa um tempo fora de casa, queima calorias, e produz resultados gratificantes! Se você está pensando em cultivar alguns deliciosos vegetais, veja estas 10 dicas para começar com o pé direito!

1. Como começar

Comece com um jardim pequeno e depois aumente seu tamanho aos poucos. Procure montar o jardim mais próximo da janela ou porta dos fundos, pois são locais que você caminha com frequência, e assim poderá trabalhar com melhor comodidade no seu jardim. Além disso esses lugares costumam ser mais ventilados e com quantidade  adequada de luz para as plantas.

jardim-simples-12-2

2. Preparando o solo e drenagem

Certifique-se de que seu recipiente tenha drenagem de água e muita composta. A composta é muito simples, guarde suas sobras de alimentos (núcleo da maçã, cascas de ovos, borra de café, etc…), e misture com terra preta. Fazendo isso você terá um ótimo solo para plantar.

Compostagem-1-860x485

É importante que ao plantar em vasos, garrafas PET, latas ou caixotes o recipiente tenha furos no fundo para que a planta não fique encharcada.

Adicione uma camada de pedras (seixos ou brita) o suficiente para não ver mais os furos, depois adicione uma camada de areia de construção para cobrir as pedras. Por último adicione a terra preta junto com a composta, e está pronto para plantar.

img55ccf83a176ae.jpg

3. Ferramentas Básicas

Você precisará de ferramentas de jardinagem para cuidar das suas plantas. As principais ferramentas são:

  1. Pazinha larga
  2. Pazinha estreita
  3. Ancinho
  4. Mangueira ou regador
  5. Tesoura de poda

gardening-tip6

Se você tiver muitas ferramentas deixe-as sempre ao alcance penduradas na parede ou em uma cesta.

gardening-tip18.jpg

4. Colocando as mãos na massa

Com ferramentas em mãos e o solo preparado não faltará nada para que você comece a plantar, a não ser as mudas ou sementesAs mudas são simples de plantar, basta acomodá-la no centro do vaso e encher as laterais com a terra adubada. As sementes são mais complicadas, pois não é sempre que elas brotam. Mas não desista, tudo valerá a pena quando as flores desabrocharem ou os tomatinhos estiverem prontos para serem colhidos. 

Deve-se tomar cuidado quanto a época em que é plantada a semente. Se você morar em um local com invernos longos, o ideal é que espere a primavera para plantar. Nem todas as plantas podem crescer em qualquer região, o clima e a temperatura de uma região podem afetar o crescimento da planta, portanto, dê uma pesquisada antes para saber qual semente é melhor para a sua região.

cultivo-de-plantas-aromaticas1-xl-668x400x80xX.jpghorta-caseira.jpg

Espero que essas dicas tenham sido proveitosas para você, vá em frente e monte seu lindo jardim. 😄

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *