Hortinha em apartamento: O que plantar?

Espalhe o amor
  • 1
    Share

Já imaginou ter suas hortaliças e temperos favoritos sempre á mão? Isso é maravilhoso, e mesmo que pareça difícil, não é impossível cultivar alguns vegetais no seu apartamento. Se o seu problema é espaço, saiba que existem muitas maneiras de plantar vegetais em espaços pequenos. Neste post você verá quais vegetais plantar, e como plantar. 

 Antes de tudo você precisa escolher um local que receba a luz do sol direta, ou indireta, para que as suas plantinhas cresçam bem. A preparação da terra também é algo que irá influenciar no crescimento das suas plantinhas. Para informações mais detalhadas de cultivo clique aqui

Porque ter uma horta: 

  • Os vegetais são frescos e não tem agrotóxicos
  • Ajuda o meio ambiente
  • Mantém o sabor e aroma original dos vegetais
  • Ajuda a purificar o ar
  • Traz cor e vida para o seu lar 

 

Ideias de como cultivar 

Jardim Vertical

Uma das maneiras de plantar vegetais em apartamentos é fazendo uma hortinha vertical. 

Os jardins verticais estão ficando cada vez mais populares, por serem bonitos e práticos. Esta é a maneira mais eficiente de ter uma hortinha no seu apartamento, pois você não precisará de muito espaço. Qualquer um pode ter um jardim vertical, basta aproveitar um cantinho na varanda ou janela e começar cultivar os seus legumes.

 

Plantando em vasos

Existem diversos tipos de vasos que você pode comprar para começar a plantar os seus vegetais, mas se você quer economizar, pode reutilizar alguns recipientes como baldes velhos, caixas de madeira, garrafas PET, latas, uma panela, um pote de sorvete… Contanto que tenha furinhos em baixo para a drenagem de água, tudo isso pode se transformar em um vasinho para a sua planta.

Foto por: Claudia Muñoz

 

Aproveite a luz do sol que entra pela janela, seus vegetais terão mais chances de crescer se receberem a quantidade de luz certa. A maioria dos vegetais necessitam de pelo menos 6 horas de sol. Adicione prateleiras ou aproveite o espaço ao redor da janela, para que aproveitem ao máximo o sol.

                                                                                                                                                             Foto por: Inspira Verde

O que plantar

Alface

O alface é uma das hortaliças mais conhecidas, que cai bem em qualquer salada. O alface se da bem em temperaturas entre 10ºC e 24ºC. Apesar de o alface ser uma planta que gosta de luz do sol direta, você pode plantar em lugares com luz indireta. Deve ser regado com frequência, mas nunca deixe ele encharcado.

                                                                                                                                                           Foto por: Just Imagine

Coentro

O coentro é uma das ervas mais usadas na culinária por ter um sabor cítrico e aroma agradável. As folhas mais jovens tem um sabor mais suave, já as folhas mais velhas tem um sabor mais forte. O coentro pode ser plantando em vários tipos de clima, mas não suporta temperaturas muito baixas. O ideal é plantar o coentro em lugares de clima quente. Enquanto a planta ainda for jovem mantenha sempre a terra levemente úmida. Quando a planta se desenvolver regue apenas quando a terra estiver um pouco seca.

Alho Poró

O alho poró é fonte de muitas vitaminas e nutrientes, incluindo vitamina A, vitamina B6, vitamina C, ferro, magnésio e manganês. O alho possui muitos benefícios para a saúde, como o fortalecimento do sistema digestivo, desintoxica a pele, e acelera o crescimento dos cabelos. O alho poró cresce melhor em climas entre 13ºC e 24ºC, mas se a terra for mantida bem úmida pode ser cultivado em climas mais quentes. Pode ser plantado na sombra, mas o ideal é que leve luz solar direta pelo menos por algumas horas. 

Couve

A couve é uma hortaliça muito rica em minerais como cálcio, que deixam os ossos mais fortes, e vitaminas ( A, complexo B e C). A couve se desenvolve melhor em um clima temperado, ou seja, nem muito quente nem muito frio. Durante o período de muito calor a couve reduz seu crescimento e qualidade das folhas, e em lugares com clima temperado pode ser cultivada o ano todo, apesar de não serem plantadas no inverno em regiões mais frias. Regue sempre que a terra estiver seca, e não regue as folhas para evitar que apodreçam.

Cebolinha

A cebolinha é um alimento muito nutritivo, e quase não tem calorias. A cebolinha cresce melhor em climas entre 13ºC e 24ºC , dependendo das condições, também podem se dar bem em temperaturas mais baixas, ou altas. Deve ser exposta ao sol durante algumas horas. Regue bem, mas sem que a planta fique encharcada.  

Manjericão

O manjericão é muito usado em chás, temperos e cuidados com a pele. O manjericão deve receber pelo menos quatro horas de sol, isso ajudará muito no crescimento da planta. Muito cuidado com as regas, pois o manjericão é uma planta sensível que pode morrer devido ao excesso de água. Regue a cada dois ou três dias, ou quando a terra estiver seca. 

Hortelã

A hortelã é uma erva muito popular, presente em balas, chicletes e alguns cosméticos. É muito usada para fazer chás que ajudam a melhorar a digestão, e aliviar os sintomas de gripes e resfriados.  A hortelã deve ser plantada em lugares ensolarados ou a meia sombra. Nunca deixe que o solo fique seco durante o crescimento da planta. A hortelã é uma planta que cresce e se espalha, por isso o ideal é que você plante-a em um vaso separado e mantenha suas folhas sob controle para que ela não tome o espaço de outras plantas.

Orégano

O orégano é uma erva da mesma família da hortelã. Ao falar em orégano, talvez você logo pense em pizza, onde o orégano dar um toque especial e marcante ao prato, mas o orégano também possui alguns benefícios como: mantém o cabelo saudável, alivia cólicas menstruais e melhora a saúde do coração. O orégano se desenvolve melhor em climas entre 21ºC e 25ºC, mas pode ser cultivado em climas mais quentes. Quanto mais luz solar receber, mais aromáticas suas folhas serão. Não deixe a terra secar, regue até que a terra fique levemente úmida. 

Tomate Cereja

Tomate cereja ou tomatinho, é um tipo de tomate que dá frutos menores, por isso ele é uma ótima opção para plantar em casa. É necessário usar um vaso de pelo menos 50cm de altura e 40cm de largura para que a planta se desenvolva bem. O tomate cereja se dar melhor em climas entre 11ºC e 25ºC. Apesar de preferir climas mais frescos, o tomate cereja também pode ser cultivado durante todo o ano em outras regiões de clima mais quente.  

Limão

Apesar do seu sabor ácido, o limão é uma fruta com muitos benefícios para a saúde, como o fortalecimento do sistema imunológico e ajuda a emagrecer. O limão deve ser plantado em um local que bata o sol diretamente. Regue delicadamente com um borrifador assim que a terra estiver seca. 

Conclusão: 

Além de ser um ótimo passa-tempo, ter uma horta em casa só traz benefícios, e com todas essas dicas, você viu que é possível sim ter uma boa hortinha no apartamento! E aí, pronto para montar a sua própria hortinha? 

 

 

  • 1
    Share
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *