Como remover manchas do colchão

Espalhe o amor
  • 1
    Share

Sabe aquelas manchas no colchão que você não faz a mínima ideia de como foram parar lá? Isso acontece depois de um tempo de uso, com o acumulo de poeira, suor, e outros fluidos. Além de ser desagradável dormir em um colchão com manchas, o seu colchão pode estar infestado de ácaros, que podem causar coceira, alergias e noites mal dormidas. Mas nós temos algumas dicas de como limpar o seu colchão, para que você possa dormir tranquilo. 

Em casas com animais e crianças é preciso tomar alguns cuidados para garantir que o colchão fique livre de ácaros e bactérias. 

Maneiras de limpar o colchão

Antes de tudo, separe e lave todas as roupas de cama, e deixe secar em um local arejado. Siga o passo a passo abaixo para começar a limpeza do seu colchão.

1. Aspirador

O aspirador é uma boa opção para uma limpeza mais rápida, pois ajuda a remover as sujeiras mais simples como: fios de cabelos, migalhas de comida e pó acumulado. Aspire de cima para baixo fazendo caminhos estreitos, e em seguida aspire os lados do colchão da mesma maneira. 

2. Bicarbonato de sódio

Com o tempo, além das manchas, o suor e sujeira acumulada pode causar odores desagradáveis. Para acabar com o mau cheiro no seu colchão, polvilhe bicarbonato de sódio e esfregue suavemente com uma escova, para que o bicarbonato de sódio entre no tecido do colchão. Deixe descansar por 10 minutinhos antes de prosseguir. 

3. Repita a aspiração

O bicarbonato de sódio absorve o mau cheiro e umidade que está nas camadas superiores do colchão. Portanto é hora de se livrar do bicarbonato de sódio junto com o que está causando o mau cheiro. 

4. Cuidando das manchas

O ideal é limpar as manchas de imediato, mas isso nem sempre é possível, seja por falta de tempo, ou por ser vencido pelo sono. Se este é o seu caso, veja algumas soluções:

Mancha de sangue

Para a mancha de sangue seca use água oxigenada 10 volumes. Aplique sobre a mancha e espalhe levemente, deixe secar antes de retirar o resíduo. Com um pano levemente úmido retire qualquer mancha que restou. Use um pano branco para evitar mais manchas de tinta no colchão. Em seguida tire o excesso de umidade com um pano seco. 

Mancha de urina

As manchas de urina são difíceis, mas não impossíveis de sair. Misture 3 colheres em uma quantidade de água oxigenada e adicione uma gota ou duas de detergente liquido. Aplique sobre a mancha, cuidadosamente. (Não molhe o colchão, aplique com a ajuda de um pano.) Deixe agir por alguns minutos e enxugue o excesso. Se a mancha persistir, espere a área secar completamente e adicione 3 colheres de sabão em pó e uma colher de sopa de água para fazer uma espuma seca. Espalhe por toda a mancha e deixe descansar por 30 minutos. Raspe a espuma com uma colher. Remova o excesso de sabão com um pano branco umidificado com água oxigenada, e limpe com um pano seco. 

Alguns cuidados para manter seu colchão limpo: 

  • Deixe seu colchão tomar sol sempre que possível;
  • Evite deixar seu colchão úmido para evitar fungos;
  • Use sempre uma capa protetora;
  • Limpe as manchas o quanto antes;

 

Conclusão: 

Agora você sabe como lidar com manchas e odores desagradáveis no seu colchão, e mantê-lo sempre limpo. Esteja em dia com a limpeza do seu colchão e tenha noites tranquilas!

 

  • 1
    Share
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *