Como remover mofo e bolor das paredes e teto

Espalhe o amor
  • 1
    Share

Os mofos ou bolores são espécies de fungos que se desenvolvem em matéria orgânica e em ambientes úmidos. Como podem ser de várias espécies de fungos de diferentes cores, os mofos podem apresentar cores diferentes, como, tons de cinza, azul, verde, amarelo, preto ou branco, que podem mudar de acordo com o tempo que passam no alimento, ou paredes.

Os locais mais comuns que aparecem os mofos são em paredes úmidas, frutas podres, pão velho, madeira e papel. Paredes, móveis, e tecidos também são os principais afetados pelo mofo e bolor, com a única diferença de que o bolor apenas afeta o objeto, enquanto o mofo corrói o material afetado.

Algumas espécies desses fungos são benéficas, como por exemplo na fabricação de queijos, como o gorgonzola, e medicamentos, como a penicilina. Porém, existem certos fungos que além de deixarem manchas desagradáveis, podem fazer mal a saúde.

 

Um exemplo de mofo benéfico é o queijo gorgonzola

Queijos-mofados.jpg

 

Mofo nas paredes, um tipo de mofo que pode causar danos a saúde

How-To-Remove-Mold-From-Walls-and-Floors.jpg

 

Dois métodos para remover o mofo 

Para remover o mofo da sua casa será necessário alguns cuidados para que você não entre em contato direto com o mofo. Procure usar uma proteção para o rosto, como uma máscara, use luvas e abra todas as janelas.

 

1. Alvejante 

Talvez esta seja a melhor opção para remover o mofo das paredes. O alvejante não só é um bom agente de limpeza, mas também mata o mofo e as bactérias, higienizando as paredes e teto para evitar que o mofo reapareça.

Você precisará de:

  • Luvas
  • Balde
  • Alvejante (ou cloro)
  • Água
  • Pano
  • Máscara ou lenço (para proteger o rosto)
  • Escada

Coloque as luvas, cubra o nariz e a boca com o lenço ou máscara, e adicione um pouco de alvejante em uma proporção maior de água. As luvas são muito importantes, pois o contato em excesso com o alvejante pode causar irritação ou queimaduras na pele.

Mergulhe uma ponta do pano na solução e aperte gentilmente para remover o excesso de água e comece a limpar. use uma escada para alcançar o teto e outros lugares altos em que o mofo tenha se espalhado. Evite usar muita força para não danificar a parede. Faça outra solução com alvejante se a água ficar muito suja, ou use outro pano.

Assim que as suas paredes não apresentarem mais traços de mofo, pegue um pano seco e pressione-o contra as partes úmidas para absorver o máximo de umidade possível. Evite usar água pura para enxaguar a parede, pois o alvejante atua como desinfetante e previne o crescimento de fungos.

shutterstock_85553554-1030x772.jpg

 

2. Vinagre

Algumas pessoas preferem usar o vinagre, pois é 100% seguro e natural. Assim como o alvejante, ele também pode matar e prevenir que fungos apareçam, mas para isso é preciso aplicá-lo regularmente nas áreas propensas ao mofo.

Você precisará de:

  • Escada
  • Frasco Borrifador
  • Vinagre Branco
  • Escova
  • Água
  • Pano

Despeje o vinagre no frasco borrifador (não coloque água) e borrife uma boa quantidade nas áreas infestadas e deixe o vinagre agir por uma hora.

Usando um pano limpo e úmido, limpe o mofo das paredes e teto. Se você tiver dificuldades para limpar as manchas mais endurecidas, pode usar uma escova com cerdas firmes para facilitar na remoção.

 

Use um pano seco para absorver a umidade nas áreas limpas. Mantenha as janelas abertas, para que o cheiro de vinagre saia, e as paredes sequem mais rápido. Para ajudar a prevenir o mofo, deve se borrifar uma ou duas vezes por semana todas as áreas propensas a mofar.

 

azulejo-rejunte-capa.jpg

 

Remover mofo das paredes não é uma tarefa fácil, principalmente se você tiver alergias, se este for o caso, procure profissionais da área, que te ajudarão a resolver este problema.

 

 

  • 1
    Share
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *