Conheça as características da decoração rústica com lindas fotos

Espalhe o amor
  • 2
    Shares

No meio de tanta coisa moderna não vemos mais o conforto da natureza, o verde está cada vez mais desaparecendo, olhamos para os lados e só vemos concreto, poucas árvores e poucas estrelas. Quando usamos características rústicas na nossa decoração, nós tentamos resgatar um pouco da natureza para nossa casa, um pouco da vida tranquila do campo. Esse estilo de decoração remete a uma vida na fazenda, mas não está limitada aos campos e fazendas, a decoração rústica já está sendo usada a muito tempo nas casas urbanas, proporcionando um efeito aconchegante e acolhedor das casas do interior.

Agora que você conhece esse estilo, siga esse post até o final, você vai aprender como fazer uma decoração rústica na sua casa, e, ainda, se inspirar com lindas imagens de ambientes decorados!

O estilo rústico é um estilo confortável, simples, casual, que remete a uma época passada, com cara de natureza, onde as imperfeições são elegantes, madeira, tijolinhos, pedras, móveis reaproveitados ou mesmo fazer seus próprios móveis com Pallets, que pode sair baratinho e você pode fazer um estilo único, além de não precisar comprar móveis de madeira, o que pode sair bem mais caro.

Principais características da decoração rústica

1. Madeira: A madeira é o principal componente da decoração rústica, ela é fundamental para esse tipo de decoração e está presente em várias coisas, janelas, objetos, forro da casa, piso e principalmente nos móveis, não quer dizer que para fazer essa decoração sua casa precisa ser toda de madeira, portas, janelas, pisos, não precisa de nada disso, a decoração rústica pode vir em pequenos detalhes para trazer um visual mais próximo da natureza, com conforto. Você pode começar sua decoração aos poucos, com um ou dois componentes de madeira em cada cômodo de sua casa, e se preferir você pode ir aderindo cada vez mais. Se a ideia é um ambiente mais rústico, você pode usar e abusar de Pallets e caixotes e móveis velhos reaproveitados, se você que um ambiente mais sofisticado, use móveis polidos ou alguns como aqueles de “Cera Antique” que vende no Mercado Livre.

Nos pisos, se você não puder, ou não quiser colocar madeira, você pode também colocar cerâmica que imita madeira, tem algumas que são bem parecidas, no teto, você pode usar PVC que imita madeira, além disso, os originais de madeira podem sofrer ataques de pragas como cupim e precisam de manutenção trabalhosa, o uso de materiais sintéticos clones dos originais pode ser melhor na maioria dos casos.

2. Tijolinhos de barro e cimento queimado: Também são uma característica marcante da decoração rústica, porque deixa um visual inacabado, o que é comum nesse tipo de decoração, você pode fazer a parede de cimento queimado quando estiver construindo sua casa, o que torna a construção mais barata. Os tijolinhos podem ser colocados por cima da parece atual, se quiser um visual mais suave pode pintar eles de branco, colocar os “originais” dão bastante trabalho, então você pode optar pelo revestimento pronto, que parece bastante com o original.

3. Móveis antigos e Pallets: Podem e devem ser usados na decoração rústica. Móveis antigos podem ser reformados e ficam lindos, Pallets podem ser reciclados e isso ajuda o meio ambiente, além de poder criar um estilo único e charmoso. Nessa parte você pode usar o bom senso para não deixar a decoração da casa muito poluída, com muitos móveis grandes e pesados.

4. Objetos e plantas: Toda a ideia de decoração rústica é remeter a natureza e ao ar livre, então é por obrigação ter plantas e vasinhos, pode ser uma horta no jardim e plantinhas em casa, suculentas no banheiro e etc.

E não se esqueça que você não precisa fazer a sua casa toda rústica, não precisa sair arrancando piso, destruindo forro nem troque portas e janelas para fazer esse tipo de decoração, isso é inviável e não é a ideia principal desse estilo.

Estaremos deixando para vocês algumas ideias lindíssimas e vários links do mercado livre com exemplos do que você pode comprar!

 

Adega de Madeira

Molduras

Mesa de pallets

Caixotes

Pallets

 

  • 2
    Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *