Conheça os diferentes tipos de lâmpadas

Espalhe o amor
  • 1
    Share

A lâmpada é um dispositivo que produz luz através de correntes elétricas, e é uma forma geral de iluminação artificial. Geralmente, a iluminação elétrica é alimentada por energia elétrica gerada de forma centralizada. Se as luzes principais falharem, a iluminação também pode ser alimentada por sistemas de baterias ou geradores.

A iluminação é muito importante na decoração de um ambiente, e mais importante ainda é saber qual tipo de lâmpada é mais adequada para cada espaço. Neste post você verá os diferentes tipos de lâmpadas, seu funcionamento e usos.

 

tipos_de_lampadas_0.jpg

 Tipos de lâmpadas:

  • Lâmpadas incandescentes
  • Lâmpadas fluorescentes compactas
  • Lâmpadas de halogêneo
  • Lâmpadas de iodetos metálicos
  • Diodo emissor de luz – LED
  • Lâmpadas fluorescentes de tubo
  • Lâmpadas neon
  • Lâmpadas de descarga de alta intensidade
  • Lâmpadas de sódio de baixa pressão

 

Lâmpadas incandescentes 

As lâmpadas incandescentes são lâmpadas comuns que muitas pessoas estão familiarizadas. Estão disponíveis em tamanhos e tensões variadas. Uma lâmpada incandescente brilha e produz calor quando a eletricidade passa através do filamento de tungstênio presente dentro do bulbo.

Estas lâmpadas estão sendo substituídas por LEDs, lâmpadas fluorescentes e outras novas tecnologias. A razão para isso é que quando é ligada, o fluxo repentino de corrente, energia e calor penetra nas áreas finas, que por sua vez aquecem o filamento. Quando o filamento se aquece, ele tende a quebrar, fazendo assim com que a lâmpada queime.

As lâmpadas incandescentes podem durar de 700 a 1000 horas, e sua eficiência luminosa é de 15 lúmens por watt.

S_196021-MLB20688721841_042016-O

 

Lâmpadas fluorescentes compactas

Lâmpada fluorescente compacta é um tipo moderno de lâmpada que foi projetado para substituir a lâmpada incandescente. Geralmente as lâmpadas fluorescentes consomem menos energia, produzem a mesma quantidade de luz e tem longa durabilidade, podendo durar até 10.000 horas. A eficiência luminosa de uma lâmpada fluorescente é de cerca de 60 lúmens por watt.

O ponto negativo das lâmpadas fluorescentes é que elas contém mercúrio, que dificulta o descarte. Se forem descartas em qualquer lugar, pode trazer risco de contaminação ao meio ambiente.

fe81c229fc5604083783c0e9aa933482.jpg

 

Lâmpadas de halogênio 

Uma lâmpada halógena consiste em um filamento de tungstênio, que é selado com um envelope transparente compacto, e preenchido com um gás inerte e uma pequena quantidade de halogênio (bromo ou iodo).  Estas lâmpadas são menores do que as lâmpadas convencionais. O halogênio aumenta a vida útil e o brilho das lâmpadas. A eficiência luminosa de uma lâmpada de halogênio é de cerda de 25 lúmens por watt.

lampada_halogena_50w_amarela_220v_87566892_0001_600x600

Lâmpadas de iodetos metálicos

As lâmpadas de iodetos metálicos consistem em um tubo de descarga ou tubo de arco dentro de um bulbo. Este tubo pode ser feito de cerâmica ou quartzo e contém mercúrio. O tubo de cerâmica pode suportar temperaturas mais altas do que o quartzo.

As lâmpadas de iodetos metálicos produzem grande quantidade de luz para o seu tamanho e são uma das lâmpadas mais eficientes. São mais usadas em salões, palcos e em sistemas de iluminação exterior.

lampada_vapor_metalico

 

Diodo emissor de luz – LED

Os LEDs são geralmente montados em uma lâmpada para ser usada como um sistema de iluminação. A lâmpada LED é um componente elétrico que emite luz através do movimento de elétrons em um dispositivo semicondutor. Esses diodos podem emitir luz de diferentes cores, como por exemplo, o verde, vermelho e azul.

As lâmpadas LED consomem menos energia e tem longa durabilidade, além de produzirem mais luz que as lâmpadas incandescentes e ajudam a economizar energia. Além da iluminação central, os LEDs são muito usados em projetos eletrônicos.

lampada_par_38_5w_branca_220v_87877013_0001_600x600 (1).jpg

 

Lâmpadas fluorescentes de tubo

Um tubo fluorescente é um tubo de descarga de gás que usa uma fluorescência para produzir luz. A eficiência de luminosidade de um tubo fluorescente é de cerca de 45 a 100 lúmens por watt.

Em comparação com as lâmpadas incandescentes, as lâmpadas consomem menos energia para a mesma quantidade de luz e são, geralmente mais complexas e caras do que a incandescente.

As lâmpadas fluorescentes não tem boa capacidade de representação de cores, mas iluminam muito bem.

31UYHMOzXYL._SX522_.jpg

 

Lâmpadas Neon

É uma lâmpada de descarga que contém um gás ionizado a baixa pressão. As lâmpadas de brilho padrão são preenchidas por um gás de neon ou argônio e as lâmpadas de alto brilho são preenchidas com um gás de neon puro. Podem conter também outros gases nobres, para produzir luzes de cores diferentes.

As lâmpadas de neon são muito usadas na iluminação de letreiros, placas, sinais, pisca-piscas, devido ao seu baixo consumo de energia e longa durabilidade.

lmp-NEON-23_1_lg.jpg

 

Lâmpadas de descarga de alta intensidade

As lâmpadas de alta intensidade são especialmente projetadas com tubos de vidro internos que incluem eletrodos de tungstênio com arco elétrico.

Estas lâmpadas produzem uma grande quantidade de luz em comparação com as lâmpadas fluorescentes e incandescentes. Normalmente são usadas em grandes áreas e quando são necessários altos níveis de luz, como áreas públicas, ginásios, atividades ao ar livre, estradas e estacionamentos.

philips-hid-bulbs-140953-64_1000.jpg

Lâmpadas de sódio de baixa pressão

Estas lâmpadas um excesso de sódio que vaporiza durante um breve período de aquecimento para que a lâmpada atinja o brilho total.

São comumente usadas em lugares como estradas, áreas externas, grandes avenidas e áreas industriais, pois são muito eficientes e econômicas.

SOX18W_LAMP_1.jpg

 

Hoje você conheceu e aprendeu sobre o funcionamento dos diferentes tipos de lâmpadas. Para mais informações, ou dúvidas deixe um comentário abaixo.

  • 1
    Share
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *