Entenda as diferenças entre MDF e MDP

Espalhe o amor
  • 1
    Share

Na hora de escolher entre MDF e MDP, muitas dúvidas surgem, pois esses materiais são muito parecidos, inclusive no processo de fabricação. Muitas pessoas tem um certo preconceito em relação ao uso do MDP, por acreditarem ser de baixa qualidade. Mas será que isso é realmente verdade? Qual é a diferença? 

 O MDF e o MDP são materiais feitos a partir de fibras de madeira empilhadas e prensadas com resinas. Tanto o MDF como o MDP são muito usados na fabricação de móveis, e cada um tem as suas vantagens e desvantagens. A grande diferença entre eles é a densidade das fibras de madeira, o que influencia no peso e na resistência do material. Outra grande diferença são as limitações de uso, em alguns casos o MDP serve melhor, e em outros o mais ideal é o MDF.

MDF

 O MDF por ser mais maleável, acaba tendo mais possibilidades de uso, como por exemplo, móveis com curvaturas e estilos diferenciados, o que seria impossível com o MDP. O MDF é ótimo para acabamentos e combina melhor em certos tipos de ambientes. Como ele pode ser cortado de diferentes formas, pode ser usado tanto para móveis pequenos, quanto para grandes. 

MDP

Por ser fabricado com fibras de madeira menores, o MDP acaba sendo mais leve do que o MDF. Além disso, é usada uma quantidade menor de fibra para cada chapa, o que torna seu preço muito mais em conta em relação ao MDF.  O MDP é cortado apenas em linhas retas para evitar que rasgue ou esfarele, por tanto seu uso é mais limitado, sendo usado apenas em projetos retos, como portas, prateleiras e gavetas. 

Conclusão:

Os dois materiais são muito usados, e cada um tem a sua principal função, sendo um para uso mais estético e o outro mais prático. Para manter o equilíbrio entre funcionalidade e beleza, o ideal é usar os dois tipos.

 

  • 1
    Share
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *