Plantando suculentas no seu jardim ou na sua casa!

Espalhe o amor

Suculentas são provavelmente as plantas mais casca grossa que tem por aí, algumas delas não precisam de muita luz, e podem ficar dias sem água e sem umidade, e melhor, existem mais de 12 mil “sabores” e elas podem ser plantadas praticamente em qualquer lugar. Mas chega de conversa e vamos para o que interessa: Como plantar suculentas em casa?

  • Escolha um vaso 

Antes de tudo você deve escolher o recipiente em que pretende plantar. Pode reaproveitar qualquer recipiente, se for algo reciclado, é ainda melhor, só não se esqueça de fazer furinhos para drenar a água do fundo, não pode ficar encharcado. O segredo é usar a criatividade, xícaras, latas, garrafas PET, potes, vasos e etc. Se você está com dificuldades para decidir qual recipiente é melhor para a sua plantinha, este post irá te ajudar. 

1     23

No caso de plantar do lado de fora no jardim, tome cuidado, algumas espécies de suculentas não podem levar sol o tempo todo e precisam de alguma sombra na metade do dia. Não coloque muita água até encharcar, regue uma ou duas vezes por semana em dias quentes.

 

  • Preparando os vasinhos para plantar

No fundo dos vasos coloque algo que facilite a drenagem da água, como pedrinhas, britas, cacos, e a terra que deverá ser usada é a areia preta, suculentas não tem muita necessidade de substâncias na areia, mas se usar areia preta adubada fica melhor ainda.

4      6

Você também pode colocar pedrinhas em cima ou usar sua criatividade para enfeitar o recipiente, fica lindíssimo.

Para o adubo use adubo orgânico, como esterco ou húmus de minhoca.

  • Escolhendo as plantinhas

Tem milhares de espécies e formatos diferentes delas, algumas são mais resistentes, outras mais adaptáveis, algumas que podem ser expostas ao sol e outras que não suportam umidade.

Algumas das mais interessantes são:

Cactáceas: As cactáceas são originárias do continente americano, desde a Patagônia até as regiões desérticas da América do Norte. Esta família, Cactaceae, tem 300 gêneros e 2.000 espécies. São plantas muito resistentes à seca, aos solos pobres e sol brilhante porém, muito pouco resistentes ao excesso de umidade tanto no ar quanto na terra. (fonte: greenme)121221.jpeg

 

Echevéria: Echevéria é um gênero botânico da família Crassuláceo cuja forma floral as torna decorativas e perfeitas para vasos ou jardim. (fonte: greenme)324234342.jpg

Graptopelalum: É uma Echeveria cujas folhas mudam de cor, passando para o roxo, rosado ou branco.293872198482146964986214986124.jpg

Para cultivar suas suculentas você pode usar sementes ou mudas. Para as sementes, pressione levemente as sementes até elas afundarem na terra preta devidamente drenada, não use terra encharcada e regue somente o necessário gota-a-gota a cada 10 ou 15 dias.

Para as mudas, você irá precisar das folhas de outra planta, corte as folhas, deixe secar por um dia, em seguida coloque sobre a terra, não afunde, nem regue na primeira semana, somente o necessário, e espere a planta enraizar.

87676.jpg

Suculentas são plantas lindas e realmente fáceis de plantar. Elas podem colorir a casa, trazendo alegria e beleza. Sua coloração pode variar, sendo as cores mais comuns o azul, o verde, e amarela. É só escolher a sua preferida, seguir as dicas e mãos a obra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *